quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Os benefícios das Oleaginosas



E ae marombada! Vocês provavelmente já devem ter ouvido falar que os frutos oleaginosos como castanhas, nozes, amêndoas e outros, são benéficos para a saúde, certo?

Mas você tem noção da amplitude de benefícios e nutrientes que esses frutos possuem e podem trazer para nossa saúde?!

E se a gente te contar que as gorduras monoinsaturadas das oleaginosas contribuem para controlar a taxa de açúcar no sangue, ou seja, auxiliam no controle da glicemia do sangue o que é excelente para diabéticos. Mas não é só para o sangue que elas fazem bem...

As oleaginosas também são riquíssimas em proteína, minerais essenciais como potássio, fósforo, magnésio e vitaminas do complexo B, vitamina E, gorduras boas (mono e poli-insaturadas) e selênio. Para quem treina isso é excelente pois esses minerais e vitaminas estão diretamente ligados à obtenção e manutenção de massa muscular e óssea.

Além disso, se aliadas a uma alimentação saudável, ajudam também no controle e na diminuição do colesterol ruim (LDL) e na manutenção do colesterol bom (HDL), além de terem ação antioxidante que combate o envelhecimento celular e contribuem para a redução e manutenção de peso.

Entre tantos motivos para incluir essas iguarias em seu cardápio, vamos citar três:

1. Reduzem o stress - Os nutrientes encontrados em vários tipos de oleaginosas podem proteger nosso organismo contra os efeitos nocivos do stress. Alimentos ricos em ácido alfa-linolênico, como nozes, podem proteger nosso coração durante períodos de stress agudo, conhecidos por causar tensão cardiovascular. E amêndoas, devido ao seu alto teor de vitamina E, B e magnésio, podem amparar nosso sistema imunológico quando estamos estressados.

2. Manutenção e redução do peso – As oleaginosas são lentamente metabolizadas pelo organismo graças à alta contagem de fibras, saciando assim nossa vontade de comer. Sendo assim, as pessoas se sentem mais satisfeitas depois de ingerir uma porção desses frutos, mais do que após a ingestão de alimentos de valor calórico semelhante, mas de menor densidade de nutrientes.

3. Ajuda na saúde do cérebro – Devido à sua alta dose de vitamina E, as oleaginosas são consideradas alimentos para o cérebro, ajudando a diminuir o desgaste cognitivo que nosso cérebro sofre com o passar dos anos. Estudos sugerem que nozes podem melhorar a memória de trabalho (memória de curto prazo), resolução de problemas e função motora.

Devido a todos esses benefícios muitos especialistas recomendam que diabéticos, hipertensos e até pessoas saudáveis consumam uma porção de oleaginosas como nozes, amêndoas e castanhas por dia. Mas atenção, esses frutos são benéficos para nossa saúde mas também são muito calóricos, 100 gramas de nozes possuem aproximadamente 600kcal! Então consumam com moderação 

E sabiam que também rola fazer em casa leite com essas oleaginosas? São os leites vegetais! Se você é intolerante a lactose ou apenas quer mandar pra dentro de seu corpo com esse combo de excelentes nutrientes, lá vai a dica:

Como fazer leite com as oleaginosas:

Serve para nozes, castanhas e amêndoas:

Para cada 1 xícara de oleaginosas cruas, sem sal/açúcar, você deve acrescentar 2 a 4 xícaras de água, a quantidade varia de acordo com o quão ralo ou denso você quer seu leite.

Deixe-as de molho na água de um dia para o outro e triture-as no liquidificador. Depois de trituradas você deve coá-las e espremer o que sobrou com um pano limpo.

Se quiser o leite mais docinho acrescente adoçante e algumas gotas de essência de baunilha na hora de triturá-las.

O que sobra você decide se joga fora ou reaproveita, eu reaproveito. Guardo em um pote de vidro e utilizo o “patê” de oleaginosas em receitas.

 

fonte: facebook.com/SPARTANSCLUB

Nenhum comentário:

Postar um comentário